sexta-feira, 29 de julho de 2011

A Matemática dos Sonhos

Quem disse que 1+1=2? Nem tudo na vida é assim; sobre tudo no que diz respeito aos nossos sonhos.

Muitos são os que passam a vida colocando sonhos sobre sonhos e quando olham para trás observam que mais tempo foi gasto com a elaboração da vida do que vivendo. Precisamos aprender a não teorizar tanto as nossas realizações. Afinal, o elaborar planos é nosso, mas, o efetuar é de Deus.
Filipenses 2:13
“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”
Quem não conhece algum casal que por esperar a situação perfeita para gerar um filho acabou gerando um “quase neto” e com isso vem o mimo excessivo, o medo da perda desproporcional, os choques culturais em função da grande diferença de idade; e o pior, em algumas vezes, depois de tanta espera, tanto planejamento são levados pelas eventualidades para longe das expectativas.  
Relacionamentos de namoro e noivado que por falta da resolução de um compromisso maior (casamento), empurram os jovens para a desobediência a Deus e, muitas vezes, para o fim de algo que poderia ser maravilhoso.  O que houve com a recomendação bíblica:
I Corintios 7:9
“ Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.”
Obviamente que não estou fazendo apologia à vida descomprometida com crescimento e qualidade, pois bem sei que vida abundante, também, passa por aí. O que quero é questionar é se temos temperado o senso comum social que mede as pessoas pelo ter com a nada complicada orientação bíblica (a questão é tão somente de obediência).
Será que nunca está bom? Bom para tirar um pouco mais de tempo para os filhos, para dedicar um pouco mais de tempo a obra do evangelho,  para dar atenção aos parentes, etc.
As estatísticas mostram que isso não tem dado certo. As famílias agora têm mais cultura e dinheiro, mas não tem vida longa. Têm se esfacelado, divorciado e rompido. Os filhos estão cada vez mais distantes dos pais.  A sociedade cada vez mais violenta; e a violência não está crescendo apenas no gueto, como era de se esperar. Jovens ricos e bem formados são cada vez mais freqüentes nos noticiários policiais envolvidos em ações de vandalismo e violência gratuita, reafirmam o que dizemos aqui.
Planejar sim, mas, acima de tudo estar sensível a orientação de Deus. Não nos esqueçamos que simplicidade não é pecado.
Provérbios 16:7-9
“Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele. Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça.O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.”
O justo se define por seguir a Deus e não a sua própria vontade.
Pr. Joel Cardoso de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário